sábado, 15 de setembro de 2012

Mais e melhor Filosofia

Há um facto indiscutível acerca da Filosofia (e do ensino desta no secundário) em Portugal: existem, publicados nos últimos anos excelentes livros e traduções do que melhor se faz aqui e no estrangeiro. Os professores de Filosofia que não se actualizam e não os lêem é, suponho, por preguiça ou porque não atribuem suficiente relevância àquilo que é mais importante.

Um exemplo que permite ilustrar as  afirmações anteriores é o que se segue.

Pensar de A a Z

 

 

 

 

 

 

 

 

Pensar de A a Z, de Nigel Warburton
Lisboa: Bizâncio, Setembro de 2012, 240 pp.
Tradução de Vítor Guerreiro
Revisão científica e introdução de Desidério Murcho

O prefácio, da autoria de Desidério Murcho, pode ser lida na revista Crítica, AQUI.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estará à venda a partir do dia 19.
Já o encomendei via online.
É tão barato que a possível desculpa de o acharem caro, pelo menos, não serve para o facto de não o adquirirem.
Anda muita gente alheia ao que realmente interessa.
Parabéns pelo blog, uma âncora para mim.

Isabel

Rolando Almeida disse...

Sara, e este é daqueles que vai directamente ao interesse dos programas do ensino secundário. Abraço (Hoje vi uma referência ao Dúvida Metódica no livro do Guilherme Valente)

Sara Raposo disse...

Isabel,

Agradeço as suas informações e também as palavras simpáticas.
Não sei se é professora de Filosofia do secundário, mas no caso de ser, pedia-lhe que me enviasse o seu mail, pois eu e o meu colega pretendemos colocar em prática algumas ideias que implicam a colaboração de professores de Filosofia de locais diferentes do país.
Obrigada.
Cumprimentos.

Sara Raposo disse...

Rolando,

Aguardo a publicação do livro. Julgo que é muito louvável o esforço (nem sempre devidamente reconhecido) que algumas pessoas fazem, nomeadamente o Desidério Murcho, pela divulgação da Filosofia em Portugal. Quanto à referência que mencionas, desconheço, pois ainda não tive oportunidade de ler o livro. Surpreende-me que o Guilherme Valente (por quem eu tenho admiração pelo trabalho desenvolvido à frente da editora Gradiva) refira este blogue, espero que seja por boas razões!
Cumprimentos.