quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Onde é que isto vai parar?

"Outrora, um desonesto era algo incrível. E agora, um tipo verdadeiramente íntegro é visto como um prodígio. Quanto aos jovens, é melhor nem falar. Onde já vai o tempo em que era visto como um sacrilégio um jovem não se levantar perante um idoso? Em resumo, devoção, correcção, rectidão, palavra de honra, respeito, valor, civismo, património cultural, etc. Tudo isso desapareceu. (...) Já não há em Roma mais lugar para um bravo Romano."

Juvenal, séc. II d.C.

2 comentários:

Ana Casanova disse...

Olá Carlos, interessante como este pensamento é tao actual. Os tempos mudam mas penso que em todos os tempos houve e há pessoas com valores, ética, educação, civismo... Realmente vai-se verificando mudanças em determinados aspectos mas costumo dizer que há os "resistentes" e que vão passando aos filhos os valores que os pais lhes passaram. Por vezes é verdade que acabamos por nos sentir "inadaptados" e chego a questionar-me quando sou confrontada com determinadas situações, se estarei a criar os meus filhos da melhor forma...Naturalmente isto é um desabafo e espero que o entenda assim.
Tenho que dizer uma vez mais o quanto gostei de conhecer este vosso espaço e dar-vos mais uma vez os parabéns pelo projecto desejando o maior sucesso. Um abraço.

Carlos Pires disse...

Ana:

O problema principal colocado pelas palavras de Juvenal talvez seja este:
sempre houve pessoas a achar que o presente é horrível e que o passado era melhor; por isso, quando actualmente alguém critica certos aspectos da vida contemporânea estará a falar justificadamente ou apenas a seguir uma tendência?

Obrigado pelas palavras amáveis.