sábado, 13 de agosto de 2011

A avaliação dos professores: uma espécie de eucalipto

Ontem por volta da meia-noite governo divulgou o novo modelo de avaliação dos professores. Durante a tarde e a noite de ontem, quando se aproximava o final do prazo para essa divulgação, nos blogues e no Facebook foram escritas muitas palavras inquietas sobre o assunto. Hoje abundarão os comentários e as apreciações.

A avaliação dos professores é importante, mas é lamentável que a maior parte das vezes que se fala de educação em Portugal se fale dos professores e não dos alunos e, principalmente, daquilo que os alunos devem aprender. Os assuntos dos professores parecem ser uma espécie de eucalipto, pois secam os outros assuntos educativos.

Quem me dera que os assuntos em discussão fossem a mudança dos programas das disciplinas e a alteração do Estatuto do Aluno – uma lei estúpida que promove a falta de pontualidade e de assiduidade e a indisciplina.

Há pouco tempo escrevi sobre isso aqui e aqui, mas por muito que algumas pessoas repitam o óbvio este estado de coisas não muda. Por isso, da próxima vez que na televisão ou na internet se falar de educação é provável que se trate mais uma vez disto ou daquilo dos professores.

5 comentários:

andré disse...

É verdade Carlos é verdade...mas a ADD é não só um eucalipto mas uma represa..enquanto não estiver resolvido emperrará tudo...e nem é por parte dos professores...é pelos média (é uma coisa mais fácil de pegar e "vender" enquanto notícia) é pelos jogos politico-partidários...a solução é arrumar (mais ou menos resolvido) para, enfim, se falar de Educação...mesmo que este assunto tenha que ver com as condições para se poder desenvolver a educação (sem profissionais motivados, empenhados e valorizados- nem precisa de ser pelo dinheiro- é dificil...principalmente numa sociedade que se quer democrática)

Manuel Galvão disse...

Menos Estado, é a palavra de ordem.

Menos Educação é a consequência...

Carlos Pires disse...

André:

Não acho que sejam só os jornalistas, mas também os professores. Se, além das críticas aos disparates que os governos de Sócrates fizeram, tivessem apresentado e discutido propostas alternativas sérias o assunto já estaria resolvido. Mas quase ninguém o fez.

Carlos Pires disse...

Manuel:

Menos estado não tem de modo nenhum essa consequência. Pela parte que me toca, quero boas escolas - públicas ou privadas.

Ai meu Deus disse...

Concordo: há 'coisas' mais importantes que a ADD. Mas a questão é saber o que é mais URGENTE.

Considero que é urgentíssimo acabar com o monstro em que os governos socretinos transformaram a ADD (como, aliás, o psd parece que pretendia antes de ser governo).

Acabar com ele é rápido; depois ouvirei com agrado as declarações de Crato sobre a importância relativa das 'coisas'. Para bem da qualidade das escolas.