quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tropa de Elite 2: um retrato impiedoso dos políticos e da política

Encontra-se em exibição, em Portugal, o filme "Tropa de elite 2" do realizador brasileiro José Padilha (ver AQUI). Um filme imperdível: pela história, pelo desempenho dos actores, pela visão nua e crua que apresenta da actividade da maioria dos políticos.

Um excelente pretexto para reflectir acerca da política, dos políticos, da ética e da democracia... Considerando o actual momento que se vive em Portugal, bem precisamos de o fazer.

2 comentários:

tiago disse...

Vi o filme e simplesmente é muito bom, principalmente quando sabem que os verdadeiros inimigos são os políticos e não os traficantes. Estes políticos usam esquemas juntamente com a policia (corrupta) para ganharem dinheiro, e votos.

Sara Raposo disse...

Tiago:
Concordo consigo: o filme é muito bom!
Quanto à possibilidade de generalizarmos a natureza do políticos é problemática. Ainda que a maioria dos políticos possa ser como o filme retrata, haverá excepções. Contudo, parece-me que a maioria das pessoas que tem um discurso moralista acerca da actividade política apenas lamenta o facto de não poder ser ela a roubar, senão como se compreenderia a passividade das pessoas perante a corrupção dos políticos e a impunidade destes?
Cumprimentos.