quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Será o estranho mundo de alguns políticos?

Manipulação

Salad Finger and his Finger Puppet Friends.

(O cartoon foi tirado deste sítio.)

3 comentários:

Anónimo disse...

Ocorrem-me alguns nomes. Portugueses e não só. Excelente cartoon: o desenho é feio mas edeias são verdadeiras.

Manuela Serafim

A disse...

Naaaaaaaa...

Sara Raposo disse...

Manuela:
Alguns defensores da democracia consideram que exercer um cargo político é a mais nobre das actividades. Entre as várias razões que se podem apresentar para defender esta tese, uma delas será que quem o faz pode pôr em prática, muitas vezes, determinadas ideias a favor do “bem comum” e não dos interesses próprios ou de um grupo: um dos pressupostos - teóricos - de um estado dito democrático.
Todavia, são muitos os casos conhecidos que nos demonstram o contrário. Na prática, o poder político pode ser usado não para "servir o bem comum" mas para aqueles que o exercem dele se servirem.
Ainda assim, a única forma de combater estas perversidades da democracia (para a qual não considero que não haja alternativa) será uma sociedade de cidadãos informados, com sentido crítico, consciência dos seus direitos e mecanismos de controlo das instituições públicas que funcionem de facto. Desta forma, a manipulação dos políticos encontraria um entrave e seria, de certo, ineficaz.
Discordo da sua apreciação estética. Estes desenhos lembraram-me um filme musical de Tim Burton: O estranho mundo de Jack, de que gosto particularmente. Daí o título do post.
Cumprimentos.