segunda-feira, 29 de março de 2021

Poderemos imaginar um regime político melhor do que a democracia?

Henry David Thoreau

«A evolução de uma monarquia absoluta para uma [monarquia] limitada e desta para uma democracia é o progresso do respeito pelos indivíduos. (…) Será a democracia, tal como a conhecemos, o último melhoramento possível do ato de governar? Não será possível dar-se mais um passo no reconhecimento e na organização dos direitos do homem? (…) Dá-me prazer imaginar um Estado que possa finalmente fazer justiça aos homens e tratar os indivíduos com respeito, como os vizinhos entre si.»

Henry Thoreau, A desobediência civil / Defesa de John Brown, Editora Antígona, Lisboa, 2015, pág. 49.

terça-feira, 23 de março de 2021

Subjetivismo estético



O subjetivismo estético é a «Doutrina acerca da justificação dos juízos estéticos, de acordo com a qual juízos como “x é belo” exprimem apenas os nossos sentimentos ou emoções pessoais acerca de x, independentemente de quaisquer características de x. Assim, o juízo estético, sendo subjetivo, nada mais é do que um juízo de gosto, uma vez que se limita a exprimir as nossas preferências.»

Dicionário Escolar de Filosofia, organizado por Aires Almeida, Plátano Editora, Lisboa, 2009, pág. 237.




Fernando Botero: En el parque.

Alberto Giacometti: Grande donna.

(Desconheço o autor do cartoon.)




segunda-feira, 8 de março de 2021

Webinar 'O universo não é a universidade'

Manual Dúvida Metódica autores Sara Raposo Carlos Pires

O objetivo do webinar é mostrar – usando exemplos do manual Dúvida Metódica – que é vantajoso relacionar a Filosofia com áreas não filosóficas, como as ciências, a literatura, as artes, o direito, o jornalismo e até o senso comum. 

Como é sabido, aplicar as ideias filosóficas à realidade e às vivências dos alunos facilita a compreensão e promove o interesse e a atenção. Isso pode ser feito quando se explica e discute os temas e na própria avaliação. 

O título foi inspirado por estas luminosas palavras:
"Alguns filósofos acreditam que a filosofia é uma investigação ‘pura’ que pode ser desenvolvida à margem das ciências. Não partilho esta ideia. A melhor forma de abordar os problemas da filosofia é usar todos os recursos disponíveis. W. V. Quine observou uma vez que ‘O universo não é a universidade’. A divisão da investigação humana em disciplinas distintas pode ser útil para organizar os departamentos académicos, mas tem pouco interesse quando estamos a tentar descobrir como é o mundo. (…)".

James Rachels, Problemas da Filosofia, Gradiva, Lisboa, 2009, pág. 12.

A inscrição pode ser feita AQUI.

Uma vez que não será possível oferecer ovos da Páscoa, ofereceremos alguns recursos didáticos aos participantes.