tag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post5679509058588411077..comments2024-03-14T12:08:04.249+00:00Comments on Dúvida Metódica: Como diminuir o fosso entre as notas dos exames e as notas dadas pelos professores?Sara Raposohttp://www.blogger.com/profile/10011687367377462354noreply@blogger.comBlogger22125tag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-15985896288153936412013-11-15T20:38:01.474+00:002013-11-15T20:38:01.474+00:00E a maneira que encontrou para defender o "en...E a maneira que encontrou para defender o "ensino público" foi fazer um comentário anónimo... Mas a incoerência nem sequer é o seu principal problema, ó corajoso anónimo, pois o pior é que não percebe o que lê. Se calhar foi vítima das elites. Coitadinho!Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-21205873824168469492013-11-15T19:36:14.503+00:002013-11-15T19:36:14.503+00:00Estava lendo a sua explanação quando, a meio, não ...Estava lendo a sua explanação quando, a meio, não acreditei no que lia...( sobre atitudes negativas).<br />Rapidamente passei aos comentários e fiquei estarrecido! <br />Assim iremos cada vez pior, na avaliação, confundindo um ensino público e para todos com uma prática educacional para elites..Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-64840618732761301792013-07-27T10:16:19.675+01:002013-07-27T10:16:19.675+01:00Para ajudar a discussão sugiro a leitura
da expos...Para ajudar a discussão sugiro a leitura<br />da exposição critica de uma E de educação sobre os critérios de classificação das provas (e algumas deficiências na formulação das perguntas) neste caso do 1 ciclo <br />Publicado no bloge de PG e que uma professora transcreveu no slideshare. É impressionante <br />: http://www.slideshare.net/mobile/manueladlramos/exposicao-critica-criteriosclassificacao4ano<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-23575468271729617722013-07-25T12:50:46.316+01:002013-07-25T12:50:46.316+01:00Questão interessante e que proporciona, decerto, c...Questão interessante e que proporciona, decerto, controvérsia...<br />Parece assumir como dado adquirido que os "exames" são uma boa solução/medida para a melhoria da aprendizagem e induz ao pensamento de que quem está a falhar são os professores...não será?<br />Embora compreendendo-o, não partilho nada deste ponto de vista. Primeiro, não penso que “exames” sejam a solução nem que contribuam, no mundo em que vivemos, para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem (que só me fazem lembrar tempos em que tínhamos que “marrar” e aceitar acriticamente todos os dogmas que nos queriam impingir), por isso não me espanta a discrepância de “notas”. Depois…bem, é apenas uma opinião…mas a atitude do aluno não deve contar?!! Ou contar apenas pela negativa, porque o “bom comportamento” é uma obrigação? Antes de sermos tão categóricos, que tal primeiro definirmos o que se entende por bom comportamento/ou atitude, fazermos "um bom" e velho exercício de introspeção e olharmos também para os “bons” (desculpem a ironia) exemplos que os jovens têm como referência?… <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16396020393391155668noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-23873146231637381992013-07-20T00:25:41.792+01:002013-07-20T00:25:41.792+01:00Excelente Carlos Pires
Registo o seu esmagador ve...Excelente Carlos Pires<br /><br />Registo o seu esmagador veredicto. Não querendo igualá-lo na coragem, permito-me sugerir:<br />a) que "raciocínio circular" não é necessariamente sinónimo de "petição de princípio";<br />b) que, pese embora o seu capricho, a "petição de princípio" não depende da maior ou menor "plausibilidade" das premissas (você insiste em falar no singular mesmo quando apresenta pelo menos duas)em relação à conclusão, sob pena, aliás, de termos de admitir graus de validade e de falacidade;<br />c) que, para "petição de princípio" era possível o GAVE ter proposto um enunciado que não fosse problemático. <br /><br />Sangrando e mendigando aceitação de cumprimentos<br /><br />M.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-43031208852490045802013-07-19T19:17:37.404+01:002013-07-19T19:17:37.404+01:00M:
Está completamente enganado. Você não sabe o q...M:<br /><br />Está completamente enganado. Você não sabe o que é uma falaácia. Há argumentos falaciosos porque são inválidos embora pareçam válidos. Mas também há argumentos que são falaciosos, embora sejam válidos, porque parece que têm premissas verdadeiras e afinal são falsas (é o caso do falso dilema) e outros porque as premissas parecem mais plausíveis que a conclusão e afinal não são (é o caso da petição de princípio).<br />Dizer "Há petição de princípio quando se toma por demonstrado precisamente o que se pretende demonstrar" é dizer por outras palavras o que eu disse no comentário anterior.<br />Veja <a href="http://dmurcho.com/docs/falacias.pdf" rel="nofollow">aqui</a>.<br />O conceito de falácia é mais vasto do que você pensa e por isso não há nenhuma violação de nenhum princípio lógico. <br /> Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-17982204699028861682013-07-19T18:04:54.088+01:002013-07-19T18:04:54.088+01:00Plenamente de acordo!
O grande e grave problema qu...Plenamente de acordo!<br />O grande e grave problema que se tem verificado ao longo dos últimos anos tem a ver com aquilo a que chamo de "princípio da escada rolante" em que não poucas vezes a escola e os professores, para não falar nos órgãos diretivos, se encarregam de colocar o aluno no fundo da escada e esperar que ela o leve ao topo, numa espécie de subida sem esforço!<br />Obviamente que também não podemos ignorar a "inflação de notas" nas classificações internas!!!<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-25170609843288516992013-07-19T17:46:02.667+01:002013-07-19T17:46:02.667+01:00Pelnamente de acordo!
O grande e grave problema qu...Pelnamente de acordo!<br />O grande e grave problema que se tem verificado ao longo dos últimos anos tem a ver com aquilo a que chamo de "princípio da escada rolante" em que não poucas vezes a escola e os professores, para não falar nos orgãos diretivos, se encarregam de colocar o aluno no fundo da escada e esperar que ela o leve ao topo, numa espécie de subida sem esforço!<br />Obviamente que também não podemos ignorar a "inflação de notas" nas classificações internas!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-43342557657542590722013-07-19T16:42:41.893+01:002013-07-19T16:42:41.893+01:00Carlos Pires
Há petição de princípio quando se to...Carlos Pires<br /><br />Há petição de princípio quando se toma por demonstrado precisamente o que se pretende demonstrar ("quod est demonstrandum"). Nunca uma raciocínio dedutivamente válido (como é o caso do proposto no exame) se poderá considerar falacioso (seria uma contradição nos termos). O enunciado "A crença no livre-arbítrio é universal, porque todas as pessoas acreditam que escolhem realmente o que fazem" pode traduzir-se "A, porque A" ou por "A, logo A" ou por "A => A". <br />Admita-se que o mesmo é falacioso e estaremos a liquidar o princípio de identidade - o mais evidente princípio lógico. <br />Seria possível propor exemplos de clara petição de princípio, nada problemáticos e que evitassem a confusão em alunos que conheciam bem qualquer da propostas em alternativa não as podendo, porém, aplicar à situação referida. Mas isso seria pedir demais a este GAVE...<br />Cumprimentos.<br />MAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-1371640573515667392013-07-19T07:27:29.859+01:002013-07-19T07:27:29.859+01:00Uma outra solução seria critérios nacionais para t...Uma outra solução seria critérios nacionais para todas as escolas portuguesas. Há escolas em que o domínio cognitivo apenas vale 60% da nota final....<br /><br /> Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-32897615200114123252013-07-19T01:22:04.517+01:002013-07-19T01:22:04.517+01:00Acho que ninguém tem razão...
No fundo todos tocar...Acho que ninguém tem razão...<br />No fundo todos tocaram em pontos essenciais...mas não respondem ao problema. Depende das disciplinas, depende das escolas, depende dos professores. Sobretudo tem que ser dito que os critérios de correção de algumas disciplinas são uma aberração (por isso se desce na generalidade). Ou será que o autor acha que todos os professores de Física-Química têm os mesmos critérios e/ou são facilitistas?<br />Ou será que ao exame de filosofia só quem quer??? e às outras vão todos?<br />Não se preocupem...isso é levado em conta na avaliação das escolas e dos docentes!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-52987081472291968282013-07-19T00:37:13.260+01:002013-07-19T00:37:13.260+01:00Também seria interessante deixar da fazer exames c...Também seria interessante deixar da fazer exames cujo grau de dificuldade está perfeitamente alinhado com ciclos políticos e momentos eleitorais.<br />Este ano deitou-se abaixo a média de todos os níveis e disciplinas. Mero acaso ou atitude deliberada?<br />Um modo rasteiro de conseguir base de apoio para uma vez mais malhar nas escolas e nos professores.<br />No próximo ano fazem-se uns exames fáceis, as médias sobem e ai, temos Crato todo poderoso num altar.<br />Um Deus oco.<br />Enquanto não se fizerem exames com o mesmo grau de dificuldade durante 7 ou 8 anos seguidos, que conclusões honestas se podem tirar disto tudo?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16133505575869165246noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-68597410528876393162013-07-19T00:33:10.086+01:002013-07-19T00:33:10.086+01:00Também seria interessante deixar de fazer exames c...Também seria interessante deixar de fazer exames cujo grau de dificuldade está perfeitamente alinhado com ciclos políticos e momentos eleitorais.<br />Para o ano que vem sai uma rodada de exames fáceis, as médias sobem e Crato é colocado num altar.<br />Assim não vamos a lado nenhum!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16133505575869165246noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-88045697828427173522013-07-19T00:31:05.933+01:002013-07-19T00:31:05.933+01:00M:
Muitas vezes as petições de princípio são argu...M:<br /><br />Muitas vezes as petições de princípio são argumentos dedutivamente válidos (e até sólidos). As petições de princípio são falácias porque as premissas não são mais plausíveis que a conclusão (esta é disfarçadamente pressuposta nas premissas).<br />O exemplo do exame é claramente uma petição de princípio e simultaneamente um argumento dedutivamente válido (uma vez que é impossível a premissa ser verdadeira e a conclusão falsa).<br />Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-55195427734387937882013-07-19T00:21:03.040+01:002013-07-19T00:21:03.040+01:00Acha mesmo que o enunciado do exame de Filosofia d...Acha mesmo que o enunciado do exame de Filosofia da 2ªfase estava bem concebido? Reparou no pormenor de no item 3 do grupo I se tomar como falácia (presuntivamente "petição de princípo") um raciocínio dedutivamente válido? Já no Teste Intermédio fizeram essa graça. É lamentável que no GAVE não saibam o que é uma petição de princípio e teimem em se esclarecer. <br /><br />M.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-41113268981052630382013-07-18T23:58:42.678+01:002013-07-18T23:58:42.678+01:00Sendo esta a primeira vez que comento, queria saud...Sendo esta a primeira vez que comento, queria saudá-los pelo excelente blogue que acompanho há três anos.<br /><br />O peso atribuído às atitudes na generalidade das disciplinas do secundário não explica, do meu ponto de vista, o problema da baixa de dois, três, quatro ou mais valores no exame nacional. Na maioria das disciplinas (no meu caso pessoal, a totalidade das que frequentei), as atitudes têm um peso de 5% na classificação do aluno. Ora, tendo o domínio cognitivo um peso de 95%, o peso das atitudes é, no máximo, na casa das décimas. É claro que essas décimas poderão culminar na subida de um valor na nota real do aluno. No entanto, se este descer um valor no exame (o tal valor inflacionado), mantém a nota interna, ou seja, na prática, não houve qualquer discrepância entre a nota que o professor deu e a CFD com a ponderação da nota de exame. As atitudes - a valer 5% - não explicam, por isso, as descidas abissais que são recorrentes nos exames, a menos que o seu peso seja deturpado.<br /><br />Eu nunca fiz o exame de filosofia, mas dos exames que fiz (português e os da componente de formação específica do curso de ciências e tecnologias) a explicação que encontro relaciona-se com alguns dos aspectos apontados, como "critérios de correcção demasiado restritivos"; questões que não possuem a objectividade exigível num exame nacional; a inadequação de alguns manuais escolares aos conceitos exigidos em exame - dou o exemplo do exame de Biologia e Geologia, onde é difícil conceber uma resposta extensa sem qualquer falha na aplicação da linguagem científica; ou o próprio perfil psicológico do aluno, pois a forma de controlar os nervos ou de lidar com a pressão varia de pessoa para pessoa.<br /><br />Há outro factor que, não tendo qualquer relação com os maus resultados nos exames, pode explicar a existência de classificações internas mais elevadas. Falar apenas de avaliação materializada em testes teóricos é redutor nalgumas disciplinas. A componente prática é extremamente importante e é contemplada no domínio cognitivo. Esta componente prática tanto pode ser a expressão oral, em português, como as actividades laboratoriais em disciplinas como Física e Química A ou Biologia e Geologia. Estas competências não são aferidas no exame nacional, mas englobam o "bolo" que constitui a CIF do aluno.<br /><br />Em suma, não pretendendo de modo algum escamotear a falta de empenho/estudo de muitos alunos, que é, talvez, o principal factor das negativas baixas, creio que o peso das atitudes no "fosso entre as notas dos exames [do secundário] e as notas dadas pelo professor" é muito reminiscente. Isto é, teoricamente... pois quem anda no ensino (inclusivamente os alunos) tem plena consciência que se instalou uma "cultura de laxismo" perigosa que coloca em causa a aplicação objectiva e honesta dos critérios de avaliação.<br /><br />Saudações algarviasRitanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-11670075796964382842013-07-18T23:32:23.842+01:002013-07-18T23:32:23.842+01:00Neto:
Não percebi bem o seu comentário. Não quer ...Neto:<br /><br />Não percebi bem o seu comentário. Não quer reescrevê-lo de modo a torná-lo mais claro? É que não sei bem se devo concordar ou discordar. Obrigado.Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-45410783987792649672013-07-18T23:30:33.669+01:002013-07-18T23:30:33.669+01:00jak.ohmygod!! e Francisco:
Obrigado.jak.ohmygod!! e Francisco:<br /><br />Obrigado.Carlos Pireshttps://www.blogger.com/profile/08251950765007453258noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-76434374362496632822013-07-18T23:04:29.010+01:002013-07-18T23:04:29.010+01:00E se ao que se pretende valorizar como atitudes nã...E se ao que se pretende valorizar como atitudes não são de facto as atitudes que deverão ter mais peso que o cognitivo, "o papagueio" do saber alheio, não construido pelo aluno e que porconsequência não se repercute numa mudança de atitude face ao novo domínio cognitivo!?Netohttps://www.blogger.com/profile/00928751393642809411noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-83112919189468213992013-07-18T21:43:41.745+01:002013-07-18T21:43:41.745+01:00Sugestões a ter em conta, com certeza.Sugestões a ter em conta, com certeza.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-82866103206796596522013-07-18T21:40:28.162+01:002013-07-18T21:40:28.162+01:00A ideia das duas classificações, uma para o domíni...A ideia das duas classificações, uma para o domínio cognitivo e outra para as atitudes, é interessante.Francisconoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-17228971778279477122013-07-18T21:30:22.442+01:002013-07-18T21:30:22.442+01:00Vim aqui parar através do Umbigo e gostei da sua a...Vim aqui parar através do Umbigo e gostei da sua análise.<br />E aquele ponto de valorizar as atitudes pela discriminação negativa pôs-me a pensar.<br />Obgd.jak.ohmygod!!https://www.blogger.com/profile/07371692067978600537noreply@blogger.com