domingo, 13 de novembro de 2011

Razões para filosofar

Filosofar

“Persistir numa existência rotineira sem jamais examinar os princípios nas quais esta se baseia pode ser como conduzir um automóvel que nunca foi à revisão. Podemos justificadamente confiar nos travões, na direcção e no motor, uma vez que sempre funcionaram suficientemente bem até agora; mas esta confiança pode ser completamente injustificada: os travões podem ter uma deficiência e falharem precisamente quando mais precisamos deles. Analogamente, os princípios nos quais a nossa vida se baseia podem ser inteiramente sólidos; mas, até os termos examinado, não podemos ter a certeza disso.

Contudo, mesmo que não duvidemos seriamente da solidez dos princípios em que baseamos a nossa vida, podemos estar a empobrecê-la, ao recusarmo-nos a usar a nossa capacidade de pensar. Muitas pessoas acham que dá demasiado trabalho ou que é excessivamente inquietante colocar esse tipo de questões fundamentais: podem sentir-se satisfeitas e confortáveis com os seus preconceitos. Mas há outras pessoas que têm um forte desejo de encontrar respostas a questões filosóficas que representem um desafio.”

Nigel Warburton, Elementos básicos de Filosofia, tradução de Desidério Murcho e Aires de Almeida, Edições Gradiva, Lisboa 2007, pp 19-20.

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é meu amigo, pena que este teu blog seja tão popular, o que faz com que eu não possa expressar-me livremente. um dia temos de combinar um cafezinho e depois eu filosofarei contigo um pouco.
um beijo emília

Sara Raposo disse...

Olá Emília,

Vi a tua mensagem no Facebook, por mim está tudo bem, podemos tomar o café quando quiseres.
Só não percebo porque não haverias tu de dizer aqui o que pensas só pelo facto deste blogue ser muito visitado, desde que justifiques, qual é o problema?
Sabes que nem eu nem o Carlos censuramos os comentários dos leitores, a menos que sejam insultuosos, pois nesse caso não os publicamos. Portanto, podes filosofar, à vontade, aqui ou ao vivo no café. Pela minha parte digo tudo o que penso em público.

Cumprimentos.