Ontem por volta da meia-noite governo divulgou o novo modelo de avaliação dos professores. Durante a tarde e a noite de ontem, quando se aproximava o final do prazo para essa divulgação, nos blogues e no Facebook foram escritas muitas palavras inquietas sobre o assunto. Hoje abundarão os comentários e as apreciações.
A avaliação dos professores é importante, mas é lamentável que a maior parte das vezes que se fala de educação em Portugal se fale dos professores e não dos alunos e, principalmente, daquilo que os alunos devem aprender. Os assuntos dos professores parecem ser uma espécie de eucalipto, pois secam os outros assuntos educativos.
Quem me dera que os assuntos em discussão fossem a mudança dos programas das disciplinas e a alteração do Estatuto do Aluno – uma lei estúpida que promove a falta de pontualidade e de assiduidade e a indisciplina.
Há pouco tempo escrevi sobre isso aqui e aqui, mas por muito que algumas pessoas repitam o óbvio este estado de coisas não muda. Por isso, da próxima vez que na televisão ou na internet se falar de educação é provável que se trate mais uma vez disto ou daquilo dos professores.
