sábado, 13 de agosto de 2011

A avaliação dos professores: uma espécie de eucalipto

Ontem por volta da meia-noite governo divulgou o novo modelo de avaliação dos professores. Durante a tarde e a noite de ontem, quando se aproximava o final do prazo para essa divulgação, nos blogues e no Facebook foram escritas muitas palavras inquietas sobre o assunto. Hoje abundarão os comentários e as apreciações.

A avaliação dos professores é importante, mas é lamentável que a maior parte das vezes que se fala de educação em Portugal se fale dos professores e não dos alunos e, principalmente, daquilo que os alunos devem aprender. Os assuntos dos professores parecem ser uma espécie de eucalipto, pois secam os outros assuntos educativos.

Quem me dera que os assuntos em discussão fossem a mudança dos programas das disciplinas e a alteração do Estatuto do Aluno – uma lei estúpida que promove a falta de pontualidade e de assiduidade e a indisciplina.

Há pouco tempo escrevi sobre isso aqui e aqui, mas por muito que algumas pessoas repitam o óbvio este estado de coisas não muda. Por isso, da próxima vez que na televisão ou na internet se falar de educação é provável que se trate mais uma vez disto ou daquilo dos professores.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Onde é que isto vai parar?

"Outrora, um desonesto era algo incrível. E agora, um tipo verdadeiramente íntegro é visto como um prodígio. Quanto aos jovens, é melhor nem falar. Onde já vai o tempo em que era visto como um sacrilégio um jovem não se levantar perante um idoso? Em resumo, devoção, correcção, rectidão, palavra de honra, respeito, valor, civismo, património cultural, etc. Tudo isso desapareceu. (...) Já não há em Roma mais lugar para um bravo Romano."

Juvenal, séc. II d.C.

3 anos

O Dúvida Metódica começou a 11 de Agosto de 2008. O primeiro post foi este: Filosofar.

Vamos continuar.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

9º Encontro Nacional de Professores de Filosofia

cartaz do 9º Encontro Nacional de Professores de FilosofiaNos próximos dias 9 e 10 de Setembro realizar-se-á na Universidade do Minho, em Braga, o 9º Encontro Nacional de Professores de Filosofia.

Inscrições na Sociedade Portuguesa de Filosofia.

Eis o programa:

9º encontro de professores de filosofia programa

domingo, 7 de agosto de 2011

A invenção do amor

Belo como o amor pode ser. E triste, também.

Dedicado a… (Complete a seu gosto.)

Via

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A natureza humana e o ensino

A escritora Marguerite Yourcenar foi professora, por poucos anos, nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Quando questionada a propósito desta sua breve experiência no ensino

"- E o que é que e os seus estudantes lhe ensinaram?"

Respondeu:

"Que muito poucos estão preparados para o estudo, que a maioria dos seres se deixa ficar quieta num certo statu quo, e quão curto é o despertar. Às vezes podemos chegar ao momento desse despertar e provocar qualquer coisa, fazer durar o fenómeno, mas ele por si próprio na maior parte das vezes não dura. A maioria dos seres inteligentes e brilhantes aos dezoito anos ou aos vinte iludem-se sobre o que virão a ser um dia. A sua capacidade de entusiasmo foi curta e a vida venceu-os brutalmente."

Marguerite, Yourcenar, De olhos abertos, tradução de Renata Correia Botelho, Relógio de Água Editores, Lisboa, 2011, pág. 109.