tag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post894157167356523831..comments2024-03-14T12:08:04.249+00:00Comments on Dúvida Metódica: Devemos mentir para salvar a vida de um amigo? – Não, diz Kant (2)Sara Raposohttp://www.blogger.com/profile/10011687367377462354noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-12853604281479160152009-11-10T22:15:36.611+00:002009-11-10T22:15:36.611+00:00Kant pensa que a moralidade é nos imposta simplesm...Kant pensa que a moralidade é nos imposta simplesmente pela nossa condição de seres racionais. Sendo assim, a moralidade não é motivada pelo sentimento, ao contrário das nossas acções regulares. A respeito da moralidade, a razão não é um meio para atingir um fim. Neste caso, é a própria razão que nos impõe o sermos morais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-12122941156623035162009-05-28T13:01:41.720+01:002009-05-28T13:01:41.720+01:00Saudações!
Não me parece que Kant rejeite o conse...Saudações!<br /><br />Não me parece que Kant rejeite o consequencialismo por considerar que somos falíveis a determinar as consequências das nossas razões.<br /><br />Kant pensa que a moralidade é nos imposta simplesmente pela nossa condição de seres racionais. Sendo assim, a moralidade não é motivada pelo sentimento, ao contrário das nossas acções regulares. A respeito da moralidade, a razão não é um meio para atingir um fim. Neste caso, é a própria razão que nos impõe o sermos morais.<br /><br />A razão pela qual a máxima "é permitido mentir em certas situações" não é universalizável, é porque, para Kant, as leis morais devem ser perpétuas e publicitadas. Neste sentido, a mentira seria inútil, pois sendo essa máxima publicitada, o assassino saberia que nessa situação lhe estavam a mentir e rir-se-ia e ignoraria quem lhe mentia.<br /><br />Cumprimentos!João Silvahttps://www.blogger.com/profile/13017939426306560982noreply@blogger.com