tag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post1835144720939463373..comments2024-03-14T12:08:04.249+00:00Comments on Dúvida Metódica: Julgar que se sabeSara Raposohttp://www.blogger.com/profile/10011687367377462354noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-39747034742143890422012-04-10T18:52:57.326+01:002012-04-10T18:52:57.326+01:00E pensarmos nós que já houve um responsável pela e...E pensarmos nós que já houve um responsável pela educação nacional que quis acabar com o ensino da filosofia no secundário.jose simõeshttps://www.blogger.com/profile/17756731655636927616noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-87485197241852530722011-02-03T14:40:50.090+00:002011-02-03T14:40:50.090+00:00Caro anónimo:
Não consegui abrir a hiperligação q...Caro anónimo:<br /><br />Não consegui abrir a hiperligação que enviou, se fizer o favor de enviar o endereço correcto, eu agradeço.<br /><br />Quanto à ideia de que a disciplina de Filosofia permite o debate livre e aberto das ideias, depende do modo como se entende a filosofia e do professor em causa. Muitos professores de Filosofia, que eu conheço, entendem-na como um conjunto de conhecimentos que os alunos têm de decorar e debitar nos testes, não promovem a discussão nas aulas, não investem na actualização científica e pedagógica. Em suma: dão aulas de Filosofia como dariam de cozinha porque o essencial - a discussão e a reflexão sobre os problemas - lhes passa ao lado e não é posto em prática. Ainda que alguns deles tenham sobre o que fazem um discurso intelectual pretensioso e arrogante, que na verdade, serve para encobrir a sua própria preguiça mental.<br /><br />Depois de vinte anos a leccionar aulas no secundário, não me parece que a afirmação geral que faz, em relação ao papel que a disciplina de Filosofia pode ter na formação dos alunos, possa ser verdadeira. Aplica-se apenas a casos isolados, ou seja, tal como noutra disciplina qualquer: há os que fazem bem o seu trabalho e os que não fazem. Podemos distingui-los e avaliar, a sério, o seu mérito?<br /><br />Não creio, vivemos num país de faz de conta em que muitas áreas – a educação é um caso flagrante - e onde me parece que a maioria das pessoas acha que o correcto é sermos todos iguais, pois têm horror à distinção baseada no mérito, mesmo que seja com provas dadas publicamente.<br />Assim, alguns professores, que passam a vida a distinguir os alunos e a avaliá-los, julgam o seu trabalho não deve ser avaliado. Basta ouvir os sindicatos falarem sobre este assunto para perceber que aquilo que os move não é denunciar a falta de rigor e objectividade do actual modelo de avaliação, o que os move é a repulsa por qualquer tipo de distinção que venha pôr em causa a hipocrisia instalada segundo a qual somos todos iguais: os incompetentes e os competentes. <br /><br />Cumprimentos.Sara Raposohttps://www.blogger.com/profile/10011687367377462354noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4059373590463169148.post-78792573961368102302011-01-30T15:19:33.285+00:002011-01-30T15:19:33.285+00:00Penso que é, na verdade, um problema aquilo que é ...Penso que é, na verdade, um problema aquilo que é referido no post. No entanto, mesmo quando os alunos demonstram dominar a maior parte dos conhecimentos que é suposto saberem, acabamos por cair num outro problema que é extremamente bem apresentado pelo excerto do ensaio abaixo apresentado.<br />Quero apenas concluir ao referir que, apesar de tudo aquilo que o ensaio defende, a filosofia é talvez a única disciplina do ensino actual que tende a contrariar e batalhar contra <br />um tipo de pensamento e conhecimento cada vez mais uniformizado.<br /><br />CONFEDERACY OF DUNCES: THE TYRANNY OF COMPULSORY SCHOOLING<br />by John Taylor Gatto<br /><br />http://www.spinninglobe.n...<br /><br />«Let me speak to you about dumbness because that is what schools teach best. Old-fashioned dumbness used to be simple ignorance: you didn't know something, but there were ways to find out if you wanted to. Government-controlled schooling didn't eliminate dumbness - in fact, we now know that people read more fluently before we had forced schooling - but dumbness was transformed.<br /> <br />Now dumb people aren't just ignorant; they're the victims of the non-thought of secondhand ideas. Dumb people are now well-informed about the opinions of Time magazine and CBS, The New York Times and the President; their job is to choose which pre-thought thoughts, which received opinions, they like best. The élite in this new empire of ignorance are those who know the most pre-thought thoughts.Anonymousnoreply@blogger.com