sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ninguém é uma ilha

1.-Nusa-Lembongan-Island1  A fotografia foi tirada daqui
O livro citado neste post é constituído por um espantoso conjunto de poemas (em prosa e em verso) que vale mesmo a pena ler: uma luz na escuridão.
«(...) "Ninguém é uma ilha." Fortalecemo-nos uns  com os outros, mas também com nós próprios. Com aquilo que, dentro de nós, o outro não vê. Aquilo que tem o seu igual só em si mesmo. O paradoxo mais profundo, a flor que brota do chão da garagem, o ventilador voltado para o negrume benéfico. Uma bebida efervescente num copo vazio. Um altifalante que emite silêncio. Um atalho que fica intransitável à medida que por ele avançamos. Um livro que só pode ser lido nas trevas."
Tomas Tranströmer, 50 Poemas, Relógio D’Água, Lisboa, 2012, pág. 15.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Sorte = boa dose de trabalho, espírito crítico e confiança!


Boa sorte a todos para o exame nacional de Filosofia de amanhã!

Caros alunos que vão realizar - a partir de amanhã - exames, comparem a vossa situação presente com a do montanhista. Já pensaram que a subida vale a pena porque lá do alto avistam-se coisas valiosas a que não se pode aceder de outro modo?

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Aprender a língua de Homero e Platão em Quarteira

video 

O professor Luís Reis ensinou Grego a uma turma de alunos do 12º ano, no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres. O David Andrade foi seu aluno e, como se pode ouvir, não se vê grego com o Grego.
O Grego é uma das várias disciplinas de opção do 12º ano e é elegível pelos alunos de qualquer um dos cursos regulares: ciências, humanidades, economia e artes.
A Laura Ayres é das poucas escolas do país que oferece essa opção no 12º ano.