domingo, 18 de maio de 2014

Matriz do mini teste sobre Filosofia Política

socialjustice justiça social

Duração: 50 minutos.

Natureza das questões: escolha múltipla; identificação de itens verdadeiros e falsos; identificação e avaliação de exemplos.

Objetivos:

1. Indicar alguns problemas estudados pela Filosofia Política.

2. Explicar o que é o Direito.

3. Distinguir Ética e Direito.

4. Distinguir justiça retributiva e justiça distributiva.

5. Explicar em que consiste o problema da justiça distributiva.

6. Distinguir liberalismo e igualitarismo.

7. Explicar o que é o Princípio do Dano e diferenciá-lo do Paternalismo.

8. Discutir o Princípio do Dano e os seus eventuais limites.

9. Distinguir as propostas do liberalismo económico e do comunismo.

10. Explicar o que entendia John Rawls por posição original.

11. Explicar a função, de acordo com Rawls, do véu de ignorância.

12. Explicar porque é que Rawls se insere na tradição contratualista.

13. Explicar cada um dos princípios de justiça propostos por Rawls.

14. Explicar a regra maximin e mostrar porque é que Rawls rejeita o Utilitarismo.

15. Explicar em que medida a teoria de Rawls tenta conciliar a igualdade e a liberdade individual.

16. Explicar a objeção a Rawls que diz que não se deve desresponsabilizar as pessoas pelas suas escolhas.

17. Explicar porque é que a teoria de Robert Nozick é conhecida como teoria da titularidade justa.

18. Explicar porque é que Nozick compara os impostos ao trabalho forçado.

19. Explicar o conceito de “Estado mínimo”.

20. Explicar a objeção a Nozick da insensibilidade social.

21. Comparar a teoria de Rawls com a teoria de Nozick e com outras críticas.

22. Defender uma tese acerca do problema da justiça distributiva.

23. Explicar em consiste o problema da discriminação positiva (ou ação afirmativa).

24. Explicar os argumentos a favor da discriminação positiva.

25. Explicar os argumentos contra a discriminação positiva.

26. Comparar os argumentos a favor e contra a discriminação positiva.

27. Defender uma tese acerca do problema da discriminação positiva.

O aluno deve também:

A. Conhecer exemplos ilustrativos dos conceitos referidos.

B. Identificar os conceitos referidos em exemplos dados.

Nota: Os objetivos estão formulados como se se destinassem a um teste com perguntas de desenvolvimento. Contudo, tratando-se de um mini teste constituído por questões de resposta rápida e em que o aluno não precisa de escrever explicações, o verbo usado nesses objetivos devia ser “compreender”. A justificação para ter usado os outros verbos é que quem realmente compreende sabe explicar, comparar, discutir, etc. Além disso, se o aluno se preparar para explicar, comparar e discutir, chegará mais facilmente à compreensão. Estes objetivos farão parte da matriz do 5º teste.

Para estudar:

No Manual 50 Lições de Filosofia: páginas 91, 101-102, 105-110, 114-115, 94-95 e 98.

Nos blogues Dúvida Metódica e Homo Politicus:

A articulação entre Ética e Direito:

Moral e legal não são sinónimos

O problema da justiça distributiva:

Deveria a gordura ser proibida?

Argumento a favor da desigualdade

Uma experiência mental oportuna no atual contexto político

Citação muito atual, tendo em conta o estado da pátria

Cinco ideias centrais sobre Rawls

Rawls responde a algumas questões

Rawls e o estado social: vídeo de Michael Sandel

É correto tirar aos ricos para dar aos pobres? - vídeo de Michael Sandel

O Estado e o indivíduo: a quem pertence a pescaria?

O problema da discriminação positiva:

Justiça social

Aconselhado:

Filosofar não é discutir o sexo dos anjos

O que é mais importante: a liberdade ou a igualdade?

Uma sociedade justa, segundo Rawls

Rawls e Nozick: o estado social versus o estado mínimo

A teoria da titularidade de Nozick

A estrada de Giges

BOM TRABALHO!

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