terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Internet: a criação de um Deus

image«Um teólogo perguntou a um supercomputador muito potente: “Deus existe?” O computador respondeu que não tinha poder suficiente, em termos de processamento, para saber isso. E pediu para ser ligado a todos os outros supercomputadores do mundo. Mesmo assim, não foi poder suficiente. Por isso, o supercomputador foi ligado às principais redes do mundo e, então, a todos os minicomputadores e computadores pessoais. E (…) ligado a todos os computadores instalados nos automóveis, micro-ondas, VCRs, relógios digitais e assim por diante. O teólogo fez a pergunta pela última vez: “Deus existe?” E o computador respondeu: “Sim, agora já existe!”»

John Naisbitt, citado por: Anthony Giddens, Sociologia, 3ª edição, 2002, F. C. Gulbenkian, Lisboa, pág. 476.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Old Ideas

leonard cohen novo leonard cohen

O cantor canadiano Leonard Cohen, que tem 77 anos de idade e cerca de 45 anos de carreira, lançou hoje um novo disco: Old Ideas. Pode ouvir – com o consentimento do autor- as dez canções que o compõem aqui. Para comparar, eis duas das suas mais antigas (e melhores, na minha opinião) canções.

Suzanne (Album Version) by Leonard Cohen on Grooveshark

Famous blue rain coat by Leonard Cohen on Grooveshark

domingo, 29 de janeiro de 2012

Má despesa pública

Adicionei o blogue Má Despesa Pública à lista de ligações. O nome fala por si: é um observatório do uso errado dos dinheiros públicos.

Dois exemplos: o Banco de Portugal gastou cinco mil euros em material de golf e na Madeira foi gasto cerca de meio milhão de euros na construção de uma rotunda.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Noite e Neblina: documentário sobre os campos de concentração nazis

NOITE E NEBLINA é um documentário sobre os campos de concentração nazis do realizador francês Alain Resnais.

NOITE E NEBLINA. Direção: Alain Resnais, Texto: Jean Cayrol, Música: Hanns Eisler, Narração: Michel Bouquet.

Conferência sobre os direitos dos animais em Portimão

 cartaz XIII CONFERENCIA FILOSOFIA TEIXEIRA GOMES

Conferência de Pedro Galvão sobre os direitos dos animais na Escola Secundária Teixeira Gomes, em Portimão, no próximo dia 3 de Fevereiro.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A filosofia não é comparável a um rio que já existe mas sim a uma casa que devemos construir

A Biblioteca da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa adquiriu há poucos dias este livro:

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Por vezes “pergunta-se (…) para que serve a filosofia e sugere-se que não serve para coisa alguma. Mas a pergunta está feita ao contrário porque a filosofia não é como um rio que já existe e acerca do qual perguntamos para que serve; a filosofia é antes como uma casa que construímos para responder às nossas necessidades. Assim, a pergunta correta é porque fazem os filósofos filosofia. E a resposta é que a fazem porque essa é a única maneira de responder a problemas que nos fascinam e que queremos esclarecer tanto quanto possível, mesmo que sejamos incapazes de lhes dar respostas definitivas.”

Desidério Murcho, 7 ideias filosóficas que toda a gente deveria conhecer, Editorial Bizâncio, Lisboa, 2011, pág. 138.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais Livros Mais Livres

Estes anúncios da campanha brasileira “Mais Livros Mais Livres” promovem a leitura de uma maneira muito apelativa e inteligente, mas omitem uma ideia fundamental: não é suficiente ler, é também necessário pensar sobre o que se lê.

Por falar nisso, vale a pena pensar nesta afirmação de Henry David Thoreau:

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."


Atividades do programa Descobrir para as escolas

Visitas

Descobrir a fauna e a flora no jardim
Vamos à descoberta dos diferentes habitantes do Jardim: conhecer e observar a fauna e a flora do Jardim Gulbenkian. Quem vive no lago? E na clareira? E no bosque? Com a nossa mala de exploradores, vamos descobrir todos os segredos e desenhá-los à lupa!

6 aos 10

Escolas e Grupos / 1ºciclo / Mar-Jun, 4ª, 10h30 / 2 horas / Preço: 4€

Visitas

Todas as palavras do mundo
Nesta visita-jogo, na companhia de um livro desassossegado e de muitas janelas por onde espreitar o mundo, propomos um primeiro e original mergulho no universo de Fernando Pessoa.

6 aos 15

Escolas e Grupos / 1ºciclo / 2ºciclo / 3ºciclo / Fev - Abr, 3ª a 6ª, 10h10-18h00 / 60 minutos / Preço: 1€

Visitas

Jam! Introdução ao Jazz e à improvisação
Durante cerca de uma hora e quinze minutos, um quinteto de músicos de jazz vai levar-nos ao mundo da improvisação e da interpretação, explicando, de um modo acessível a todos, como funciona a linguagem do jazz. Veja aqui o teaser da atividade.

+10

Escolas e Grupos / 2ºciclo / 3ºciclo / Academias de Seniores / Secundário e Profissional / Superior / Nov-Mai, 3ª, 10h10 / 75 minutos / Preço: 4€

Visitas

Perspetivas do Olhar
A Natureza e a Arte
Será uma paisagem ou um jardim? Uma paisagem marinha, uma paisagem campestre ou uma paisagem urbana? Através de um jogo de exploração, vamos descobrir obras de arte que nos mostram diferentes tipos de Natureza e de paisagem.

10 aos 12

Escolas e Grupos / 2ºciclo / Out - Jun, 3ª a 6ª, 10h10-18h00 / 60 minutos / Preço: 1€

Oficinas

Pessoal e Intransmissível
Nesta oficina, sentados à mesa do Café Pessoa, vamos procurar o nosso próprio heterónimo, descobrindo-lhe a identidade e a história. Depois vamos passar do guardanapo de papel à ação e, se tudo correr bem, dar corpo ao nosso heterónimo.

10 aos 12

Escolas e Grupos / 2ºciclo / Pessoal e Intransmissível / 2 horas / Preço: 4€

Oficinas

Que folha é esta?
Vamos conhecer o enquadramento histórico e o relevo científico de um herbário e de uma coleção passando pela experiência de os fazer.

10 aos 12

Escolas e Grupos / 2ºciclo / Out-Jun, 2ª a 6ª, 10h30 / 90 minutos / Preço: 4€

Oficinas

2012: odisseia passo a passo
Vem perceber por que razão Ligeti se interessou tanto por Literatura, Arquitetura, Ciência e Matemática, e como, de forma apaixonada, transformou os seus interesses em música inventiva e inovadora.

10 aos 18

Escolas e Grupos / 2ºciclo / 3ºciclo / Secundário e Profissional / 23 Fev-16 Mar, 2ª a 6ª, 10h10 / 2 horas / Preço: 4€

Cursos

Arte Contemporânea: enquadramentos, narrativas e formas de ver (parte II)
A arte do nosso tempo implica e explora, frequentemente, a consciência histórica da arte, exigindo assim o conhecimento da arte do passado para a compreensão daquela que se faz no presente.

+18

Público em geral 25 Fev a 27 Fev / 9 horas / Preço: 40€

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Resistir às grandes ondas: um belo retrato da vida

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A Grande Onda de Kanagawa (em japonês 神奈川沖浪裏, Kanagawa oki nami ura) é uma famosa xilogravura de Katsushika Hokusai. Foi publicada em 1832.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O que é necessário para que um debate seja frutuoso?

debate

«Afirma-se muitas vezes que a discussão só é possível entre pessoas que têm uma linguagem comum e que têm  pressupostos básicos em comum. Penso que isto é um erro. Tudo o que é necessário é uma prontidão para aprender com quem discutimos, o que inclui um desejo genuíno de compreender o que essa pessoa quer dizer. Se esta prontidão existir, a discussão será tanto mais frutuosa quanto mais diferirem os pressupostos de fundo de quem discute.»

Karl Popper

Via Blog da Crítica

domingo, 22 de janeiro de 2012

Life is like a song, mesmo que por vezes seja triste…

Etta James morreu há dias. Eis a sua canção mais famosa.

Etta James - 'At Last' from Mikel Àngel Rotger (mlkconcept) on Vimeo.

Etta James: At Last

At last, my love has come along
My lonely days are over
And life is like a song
Oh, yeah, at last
The skies above are blue
My heart was wrapped up in clovers
The night I looked at you
I found a dream that I could speak to
A dream that I can call my own
I found a thrill to rest my cheek to
A thrill that I have never known
Oh, yeah when you smile, you smile
Oh, and then the spell was cast
And here we are in heaven
For you are mine
At last

sábado, 21 de janeiro de 2012

Concerto de Aranjuez: clássico ou lamechas, mas sempre belo

 

Andrés Segovia

                                    

                                   Andres Segovia: Adagio do CONCIERTO DE ARANJUEZ, de Joaquín Rodrigo.

                                 

                                  

                                    Richard Antony: Aranjuez, mon amour 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sem a crença na justiça, não se valoriza a democracia

O filme Filadélfia, do realizador Jonathan Demme, é admirável por vários motivos: a história, o desempenho dos atores, a banda sonora ... Vi-o no cinema há muitos anos. Recordo-me com alguma regularidade de uma das cenas - a minha favorita - quando em tribunal se pergunta: O que é que faz de alguém um bom advogado?

Eis a resposta: "Quando, ocasionalmente (não muitas vezes), tu contribuis para a justiça que está a ser feita."

Existe um enorme descrédito dos cidadãos em relação à democracia portuguesa. De acordo com os dados deste artigo - "Um em cada seis inquiridos num estudo considera que um sistema autoritário pode ser mais benéfico em algumas circunstâncias". Parece-me que um dos factores principais que mina a crença nas instituições democráticas é o facto dos cidadãos verificarem, com frequência, que as leis não se aplicam e a justiça não se faz. Talvez seja por este motivo que me vem à memória, muitas vezes, a cena deste filme. Mau sinal, presumo.

Estudar para o 3º teste de Filosofia do 11º ano: turmas C, D e F

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Tema: Retórica, Filosofia e democracia
Sobre o poder da retórica
Retórica e democracia: Ficha de trabalho
A retórica, os sofistas e Platão: Ficha de trabalho
Filosofia, retórica e democracia: síntese das aulas do 11º ano

Tema: Descrição e interpretação da atividade cognitiva

Algumas relações entre os vários tipos de conhecimento
O Deco não percebe nada de Epistemologia
O conhecimento por contacto facilita as cunhas
O carácter factivo do conhecimento
2 contra-exemplos à chamada definição tradicional de conhecimento

Matriz do 3º teste do 11º ano: turmas C, D e F

2011-12 Matriz 11º ano 3º teste

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Em Portugal seria professor

nem vida nem dinheiro

Educação sexual: análise do filme os "Juncos silvestres"

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A professora Anabela Moutinho (a quem agradeço a partilha), da escola secundária José Belchior Viegas de S. Brás de Alportel, teve a gentileza de me enviar a atividade que realizou - no âmbito do projeto de educação sexual - com os seus alunos do 10º ano. Esta atividade pode ser consultada AQUI.
As tarefas propostas aos alunos relacionam-se com o visionamento e a análise do filme "Os juncos silvestres" de André Téchiné. Neste filme são abordados, entre outros temas, a homossexualidade, a amizade e a adolescência. Nas aulas de Filosofia do 10º ano, estes temas poderão ser articulados  com alguns dos conteúdos programáticos, por exemplo: "A ação e os valores".


Neste blogue encontram-se (na etiqueta educação sexual) outras atividades sobre o referido filme.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Exame de Filosofia: orientações do ministério e cursos em que este é pedido

Disponibilizo (de novo) neste blogue - para alunos e professores - as orientações do Ministério da Educação e da Ciência para o exame nacional da disciplina de Filosofia. Este incidirá nos conteúdos programáticos lecionados no 10º e 11º ano e - tal como é referido no início do documento e de acordo com a legislação em vigor - os alunos poderão optar por realizar este exame nacional e o de uma das disciplina da formação específica ou os exames nacionais das disciplinas da formação específica do curso em que se encontram inscritos.

Como é óbvio, sobretudo para aqueles alunos que pretendem prosseguir os estudos, é importante saber quais os cursos (das várias universidades) em que o exame nacional de Filosofia pode ser utilizado como prova de ingresso (ou prova específica): a legislação em vigor com essa informação pode ser lida no segundo documento.

Orientacoes Av Externa Fil VersaoFinal10out VDGIDC

faculdades com exame de filosofia como específica

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Malomil: um blogue que vale a pena ler

Descobri - através da página do Facebook do jurista e cronista do jornal "Público" Pedro Lomba - um novo blogue chamado Malomil.

Vale a pena ler, discordando ou concordando com algumas das ideias defendidas pelo seu autor. Textos bem escritos e excelentes fotografias.

O primeiro post que li foi este (a história de uma mulher exemplar). Mas há mais que aconselho vivamente, por exemplo:

Portugal um retrato social
(Fotografias e texto de António Barreto)
O império das formigas

O céu sobre Lisboa

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O livre-arbítrio é uma criação humana e… existe!

«O livre-arbítrio é real, mas não é um aspeto preexistente da nossa existência, como a lei da gravidade. E também não é o que a tradição declara que é: um poder divino que dispensa a pessoa do tecido causal do mundo físico. Trata-se de uma criação da atividade e das crenças humanas que evoluiu, e é tão real quanto outras criações humanas, como a música ou o dinheiro. E ainda mais valiosa.»

Daniel C. Dennett, A Liberdade Evolui, Temas e Debates, Lisboa, 2005, pág. 28.

Daniel C. Dennett

(Se clicar no título poderá obter mais informações sobre o livro.)

13 de Abril: Olimpíadas Nacionais de Filosofia

Uma iniciativa que promove e divulga a Filosofia em Portugal. Bem precisamos que mais o façam!

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Apoios:

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E FISP (International Federation of Philosophical Societies)

 

 

Para mais informações sobre o regulamento, consultar o Site Português das Olimpíadas da Filosofia.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Quem não te respeita não te merece

A propósito da relação entre a ação e os valores - um tema do programa do 10º ano - e do modo como as nossas ideias podem influenciar as nossas escolhas e o modo como agimos, vale a pena ver um vídeo contra a violência da campanha da  APAV intitulado: "Quem não te respeita não te merece".

Alguns problemas como o bullying e a violência no namoro decorrem de ideias erradas partilhadas e seguidas acriticamente por alguns jovens (e também adultos). Todavia, o conformismo e o facto de alguns adolescentes seguirem, sem questionar, algumas ideias feitas e preconceitos não significa que não se possam mudar atitudes e comportamentos. Porém, para isso acontecer, é preciso que as vítimas dos abusos tenham noção do que está mal e de quais são as ideias certas a seguir.

sábado, 14 de janeiro de 2012

What a Wonderful World!

Para o G.P. que faz hoje 17 anos e não gosta de Louis Armstrong, embora goste do planeta Terra. Espero sinceramente que este continue maravilhoso quando o 99º aniversário chegar.

It's a Wonderful World by Louis Armstrong on Grooveshark

What a Wonderful World – segundo David Attenborough e Louis Armstrong.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cecília Meireles: um pequeno gesto que eu não farei

image .

Timidez

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...
- mas só esse eu não farei.
Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes...
- palavra que não direi.
Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,
- que amargamente inventei.
E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando...
e um dia me acabarei.

Cecília Meireles

A fotografia é de André Cartier Bresson.

Filosofia, retórica e democracia: síntese das aulas do 11º ano

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Esquema - Filosofia, retórica e democracia.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A retórica, os sofistas e Platão: Ficha de trabalho

Neste post, além de uma ficha de trabalho, disponibilizam-se links para textos sobre os seguintes temas do programa de Filosofia do 11º ano:

“As perspetivas dos sofistas e de Platão acerca da retórica no contexto da democracia ateniense”.

Bom trabalho a todos!

Outros textos (deste blogue) sobre o tema:

Sobre o poder da retórica
Sofista ou surfista?
O tempo até pode ser relativo, mas a verdade não
O que é a democracia?

2011-12 11º ano Ficha de trab. sobre a democracia, os sofistas e a retórica

Música clássica

Velvet Underground: Sunday morning.

Lou Reed: Walk on the wild side e Perfect day.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Muito pior que o erro

errar é humano

 

«Errar pode ser humano, mas persistir no erro e não o reconhecer é coisa de besta.

*

É verdade que ninguém é perfeito, mas não tentar aperfeiçoar-se é preguiça e cobardia.

*

Porque será que expressões populares como as anteriores (“errar é humano” e “ninguém é perfeito”), mesmo quando são verdadeiras, são geralmente usadas como argumentos a nosso favor, quando isso nos convém ou dá jeito, mas muito raramente a favor de outros, mesmo quando seria para os justificar pelos mesmíssimos erros ou imperfeições que rapidamente desculpamos a nós próprios? “Ninguém sabe”, pois não?!»

João Carlos Silva, A Natureza das Coisas do Ponto de Vista da Eternidade (aforismos 803, 804 e 805), Chiado Editora, Lisboa, 2010.

A Natureza das Coisas do Ponto de Vista da Eternidade de João Carlos Silva

(Se clicar no título ou na capa poderá obter mais informações sobre o livro.)

sábado, 7 de janeiro de 2012

A ignorância existe mesmo!

O céu existe mesmo

Segundo o jornal Público, este foi o livro mais vendido em Portugal em 2011.

Quando se analisa problemas como o insucesso escolar e a iliteracia e se tenta identificar as suas causas devia-se   referir este género de factos.  Os programas de TV mais vistos ao longo do ano talvez  ajudassem também a compreender melhor as causas desses problemas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Uma excelente sugestão vinda do Irão

O filme "Uma separação" do realizador iraniano Asghar Farhadi estreou em Portugal em Dezembro deste ano, mas continua em exibição nos cinemas.

É um filme que vale a pena ver! Para mais informações, ver aqui.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Em que consiste a liberdade?

Homem, se homem queres ser
E não uma sombra triste,
Olha para tudo o que existe
Com olhos de bem o ver.

Nada receies saber.
Ao que não amas, resiste.
Mesmo vencido, persiste
E acabarás por vencer.

Quer e poderás poder.
Vai por onde decidiste.
A liberdade consiste
No que a razão te impuser.

Armindo Rodrigues

Mulheres Correndo Pablo Picasso Pablo Picasso, Mulheres Correndo

A arte esquecida do debate democrático



Michael Sandel: A arte esquecida do debate democrático

Bobby Mcferrin canta Bach

Vale a mesmo a pena ouvir e ver (sobretudo o segundo vídeo)!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O fim do mundo

calendário maia

O matemático e divulgador científico Jorge Buescu respondeu a algumas perguntas do jornal Expresso sobre as superstições acerca do fim do mundo. Pode ler parte da entrevista no blogue De Rerum Natura, no post O fim do mundo segundo Buescu.

Um excerto, para abrir o apetite:

- Porque é que as pessoas têm a necessidade de fixar uma data para o chamado fim do mundo? Que mecanismo psicológico justifica isto?

- Provavelmente uma mistura de sentimentos, entre os quais um desejo de sentir que vivem numa época ou altura “escolhidas”. Curiosamente, a evolução da Ciência desde Galileu até à moderna cosmologia tem-nos revelado exactamente o oposto: vivemos num local e numa época típicos, num pequeno ponto azul pertencente a um entre milhares de milhões de sistemas solares, que está numa entre milhares de milhões de galáxias, num gigantesco Universo que tem mais de dez mil milhões de anos. Não ocupamos posição especial nem no espaço nem no tempo.